Caxito – A segunda edição da feira do campo do município do Dande, província do Bengo, gerou, em dois dias, de negócios de mais de 16 milhões de kwanzas.
No primeiro dia da feira, o volume de negócios cifrou-se em 10 milhões 881 mil 850 kwanzas, enquanto no segundo foram cinco milhões 500 mil kwanzas.
Os agentes, que participam directamente na cadeia de produção, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas, colocaram à disposição mais de 560 toneladas de produtos agrícolas diversos.
No encerramento, o administrador municipal adjunto do Dande, Mateus Velho João, disse que a feira ultrapassou as expectativas da organização e teve um grande impacto para os participantes.
O responsável espera que este tipo de exposição seja o trampolim para minimizar a problemática da falta de escoamento dos produtos do campo no município do Dande.
Numa mensagem, a Unaca, no Bengo, reafirmou o seu compromisso no engajamento na produção, visando dar resposta ao problema da fome e da pobreza, proporcionando segurança alimentar necessária para a população.
A Unaca solicitou à Administração Municipal do Dande a cedência de um espaço no mercado do Panguila para que os camponeses organizados possam fazer vendas dos seus produtos regularmente aos fins-de-semana.
Realizada no mercado do Panguila sob o lema “Feiragro-Dande, produzir escoar e comercializar” o certame reuniu 61 expositores, entre cooperativas agrícolas e de pesca e empresas singulares, que intervêm na cadeia do agro-negócio no município sede da província do Bengo.