Escassez de ração diminui produção de ovos na Angolaves

     Economia           
  • Bengo     Quarta, 14 Abril De 2021    15h29  

Caxito – A subida do preço do quilograma de milho, principal matéria-prima para produção de ração animal, de 25 para 320 kwanzas, provocou a redução da produção de ovos, de 200 mil para 100 mil/mês, na empresa Angolaves, província do Bengo.

 

Em declarações à Angop, o director-geral da empresa, Paulo Tavares, referiu que esta situação iniciou em 2020, e que a estiagem que assola o país e afecta a produção de milho, está na base da subida do preço da ração e da escassez do produto no mercado interno.

Por isso, acrescentou, apesar da empresa possuir uma fábrica de produção de ração, com capacidade para produzir sete toneladas/horas, os custos elevados na aquisição da matéria prima levaram a paralisação da mesma.

Um outro factor que originou também a redução da produção de ovos, disse, está ligado a suspensão do transporte aéreo e marítimo devido a pandemia, pois impediu a importação de pintos através das incubadoras, dificultando a renovação das aves, já que anteriormente a empresa importava de três em três meses 36 mil pintos, de acordo com o plano de necessidades e da disponibilidade financeira.

“Nunca mais fizemos encomendas de pintos mesmo com o restabelecimento dos voos para Portugal, devido a problemas de tesouraria”, ressaltou.

Para colmatar todas estas dificuldades, no âmbito do Prodesi, a empresa solicitou cerca de 13 mil milhões de kwanzas para aplicar na construção de mais pavilhões, uma Estação de Tratamento de Excremento para o fabrico de fertilizantes e também para aumentar o número de trabalhadores.

Explicou que a Angolaves é uma empresa de investimento privado que tem como objecto social a produção de ovos e que só faz a comercialização de galinhas quando estas atingem o estado de reforma (galinha velha).

A empresa arrecada 210 milhões de kwanzas/mês, possui doze pavilhões para um total de 250 mil aves, dos quais oito pavilhões de postura e quatro de recria.

Ainda assim, sublinhou, tanto a venda de ovos como de galinhas ainda não satisfaz o mercado nacional.

A empresa criou 102 postos de trabalho efectivos e 15 eventuais.

Criada em 1994, a Angolaves, uma das mais antigas empresas de produção de ovos no País, tem como principal mercado a capital do país (Luanda).

 





+