Caxito – A província do Bengo acolhe, nos dias 14 e 15, deste mês, a 116ª reunião ordinária do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA).
Para o efeito, encontra-se desde hoje, quarta-feira, em Caxito, o governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, para uma visita de três dias, no âmbito da realização do encontro.
Da agenda de trabalho consta uma visita às Fazendas Kabanguela e Nunes Carlos, dois empreendimentos que beneficiaram de financiamento no quadro do Aviso número 10/2022 do BNA concernente às modalidades de Concessão de Crédito ao sector real da economia.
Em declarações à imprensa, o governador sublinhou que o sistema financeiro angolano apresenta indicadores de solidez, referindo que o BNA tem estado a trabalhar para tornar as instituições bancárias que operam no país cada vez mais sólidas e capazes de desempenhar o seu papel, principalmente no que diz respeito à intermediação financeira.
Por essa razão, disse, o BNA tem estado a aprovar normativos que orientam as instituições financeiras a desempenhar um papel mais activo no que diz respeito à intermediação financeira.
Na sua última reunião, realizada nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2024, em Luanda, o CPM deliberou, nomeadamente a manutenção da Taxa BNA em 18%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 18,5%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 17,5% e aumentar o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional para 20%.
Esta última medida tem por objectivo adequar o nível de liquidez à actividade económica e mitigar as pressões inflacionistas.
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola é o órgão responsável pela formulação da política monetária e cambial no país.CJ/IF