Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bélgica quer diversificar relações comerciais com Angola

     Economia              
  • Lunda Norte • Terça, 22 Outubro de 2024 | 18h36
Embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Stéphane Doppagne fala imprensa
Embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Stéphane Doppagne fala imprensa
Helder Dias-ANGOP

Dundo - O embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Stéphane Doppgne, manifestou esta terça-feira, o interesse do seu país em diversificar as relações comerciais com Angola, com vista a aumentar o volume de negócios entre os dois Estados.

Em declarações à imprensa , no final da audiência com a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, o diplomata anunciou que a embaixada está a trabalhar no sentido de trazer, em 2025, um grupo de empresários em Angola, para identificar novas oportunidades de negócios.

Segundo Stéphane Doppgne, 98 por cento das exportações de Angola para Bélgica são diamantes, ou seja, terça parte do mineral estratégico produzidos no país, são comercializados em Antuérpia (Bélgica). 

Realçou que a balança económica entre os dois países, é mais favorável à Angola, porque as exportações são maiores que as importações.

Disse que o volume de negócios entre os dois países variam entre 600 a 900 milhões de Euros por ano, sendo EUR 300 de importações e EUR 500 a 600 milhões de exportações. 

Stéphane Doppgne está na província da Lunda-Norte desde as primeiras horas de hoje, terça-feira, com objetivo de se inteirar da situação socioeconómica dos refugiados.

Para tal, o diplomata manteve um encontro de cortesia com a governadora local, Filomena Miza, com quem abordou a intenção do seu país em continuar a apoiar os esforços do Governo angolano, voltados ao acolhimento e reintegração dos refugiados. 

As relações político-diplomáticas entre a República de Angola e o Reino da Bélgica tiveram início em 1979. 

No topo dessa parceria está o Acordo de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado a 26 de Abril de 1983.HD





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+