Belas aposta na melhoria da arrecadação de receitas do turismo

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 05 Janeiro De 2023    19h32  
Vista parcial do Miradouro da Lua, um dos pontos turísticos de Luanda
Vista parcial do Miradouro da Lua, um dos pontos turísticos de Luanda
Bráulio Pedro - Angop

Ramiros - As autoridades administrativas do município de Belas, em Luanda, vão apostar, este ano, em mecanismos que promovam o aumento na arrecadação das receitas fiscais provenientes do sector do turismo na municipalidade, anunciou o administrador, Miguel de Almeida.

Em declarações à ANGOP, o gestor explicou que para tal vão emprenhar-se na concessão de terrenos para investimentos privados no domínio turístico, exploração turística do rio Lueji, do Museu da Escravatura e do Miradouro da Lua.

Em relação à concessão de terrenos para investimentos privados, disse que já estão em construção, neste âmbito, dois hotéis adjacentes aos centros turísticos do Museu da Escravatura e Miradouro da Lua.

“ A administração cria o incentivo, cede o espaço e o privado cumpre apenas com os procedimentos e faz o investimento”, explicou o responsável, salientando que as duas localidades dispõem de água e energia eléctrica.     

 Referiu também que os dois centros turísticos estão localizados ao longo da Estrada Nacional EN-100/Sul, nos distritos do Morro dos Veados e Barra do Cuanza, 20 e 60 km do centro da cidade de Luanda.

Os projectos, segundo Miguel de Almeida, fazem parte do Plano Directório do município de Belas, e a implementação dessas duas infra-estruturas hoteleiras visam o fomento da arrecadação de receitas consignadas no sector do turismo.

Quanto ao rio Lueji, um afluente do rio Cuanza, localizado na comuna com mesmo nome, referiu que vão procurar promover safaris de barco e outras actividades recreativas, com o envolvimento do sector privado.

 Sobre o Museu da Escravatura, disse que reúne e expõe centenas de peças utilizadas no tráfico dos escravos, está instalado na antiga propriedade do Capitão de Granadeiros e regista grande afluência de turistas que podem contribuir ao visitarem aquele local.

Por outro lado, destacou o Miradouro da Lua - um ponto turístico de paragem obrigatória para quem sai de Luanda à Barra do Cuanza ou às praias do Cabo Ledo.

De acordo com o responsável, ultimamente se regista uma grande afluência de turistas nacionais e estrangeiros nesses centros turísticos que manifestam a necessidade de permanecerem algum tempo nestes locais, assim, defendeu a criação de condições de acomodação para os turistas.





+