BDA financia mais de 80 projectos na Huíla

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 25 Março De 2022    15h17  
Huíla: Henda Inglês - PCE do BDA
Huíla: Henda Inglês - PCE do BDA
Belarmina Paulino

Lubango -  Pelo menos 85 dos 108 projectos aprovados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) na Huíla já foram financiados, num desembolso de 21 mil milhões, nove milhões, 940 mil,  566 Kwanzas, para uma província com um plafond de mais de 35 mil milhões.

As operações correspondem ao financiamento no âmbito do Alívio Económico, assim como crédito directo à agricultura, indústria, pecuária, comércio e serviços, no quadro do compromisso do Banco em  custear  a economia, por via da criação de negócios sustentáveis que promovam empregos e gerem renda.

A informação  prestada hoje, sexta-feira, no Lubango, pelo Presidente do Comissão Executiva do BDA, Henda Inglês, à margem da inauguração da Agência Regional Sul do BDA,  uma sequência ao processo de melhoria do crédito e de expansão dos serviços da Instituição bancárias pelo País, em que a Huíla vai atender também o Namibe e o Cunene.

A dependência localizada nas instalações do SIAC responde as necessidades dos promotores da província e está equipada para prestar os vários serviços, até então disponíveis somente na agência central, em Luanda, disse o PCE do BDA.

De acordo com Henda Inglês, nessa conformidade o banco pretende até o final deste ano financiar a economia  em todo país com 400  milhões de dólares, recursos para serem aplicados em função da dinâmica dos balcões regionais, evitando manter os recursos "parqueados".     

Desatacou que na Huíla o BDA conta 108 projectos aprovados e desses 85 já estão financiados, cuja ideia é ir crescendo em função  das solicitações dos clientes nos diferentes sectores da actividade, como os produtos financeiros da agricultura, pecuária, pescas, indústria, comércio e prestação de serviços.

“Esperamos que o número de projectos cresça, pois a região Sul tem a tradição nesses sectores, uma classe empresarial muito forte e dinâmica, mas  para tal deverão ter alguma capacidade financeira para comparticipar, possuir garantias e que tenham iniciativas claras bem desenvolvidas, porque o Banco não financia a cem por cento as iniciativas”, aclarou.

Sublinhou que, os novos produtos financeiros que são lançados possibilitam servir e ter soluções adequadas para os diferentes segmentos de clientes, desde o micro, pequeno, médio e grande empresário.

O BDA foi implantado no país há 16 anos e é a primeira vez que estabelece correspondências regionais em algumas províncias e já financiou mais de duas mil operações de créditos.  

Serão abertas, igualmente, nos próximos tempos as agências regionais de Cabinda e do Moxico. A primeira Agência Regional do BDA foi inaugurada no passado dia 21 de Janeiro, no Huambo, tendo se seguido as Agências Lunda Sul, Uíge e Benguela.





+