Dondo – Quinze cooperativas agropecuárias do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, beneficiaram, em 2022, de cerca de 400 milhões de kwanzas do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no âmbito do programa de diversificação da economia.
As cooperativas receberam valores que variam entre sete a 50 milhões de Kwanzas, que estão a ser aplicados na produção agrícola e a criação de gado caprino, suíno e de aves.
A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, no Dondo, pelo director do Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico Integrado, Paulucho Neto, segundo o qual os beneficiários fazem parte de um grupo de 35 candidatos a financiamento, sendo que 20 candidaturas se encontram em avaliação pelas equipas técnicas do BDA.
Salientou que a par deste financiamento, o município foi, também, contemplado com cinco tractores e uma carrinha para facilitar o escoamento dos produtos do campo.
O responsável reconheceu que esses financiamentos estão a permitir as empresar a aumentarem a sua produção, assim como a capacidade de arrecadação de receitas para o Estado, por via do pagamento de impostos.
A instituição tem cadastradas 300 unidades económicas dos ramos da hotelaria, agropecuária, prestação de serviços, exploração e venda de inertes, comércio a grosso e a retalho, na sua maioria em via de legalização e potenciais candidatos aos programas de financiamentos.