BDA disponibiliza mais de Kz dois mil milhões a empresas do Huambo

     Economia           
  • Huambo     Terça, 09 Março De 2021    18h08  
Vista parcial do Governo Provincial do Huambo
Vista parcial do Governo Provincial do Huambo
Aurélio Janeiro

Huambo - Dois mil milhões, 282 milhões, 172 mil 509 Kwanzas foram disponibilizados, pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), a oito empresas da província do Huambo, no âmbito do Programa de Alívio Económico.

O crédito insere-se num programa, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 98/2020, de 09 de Abril, sobre medidas imediatas para mitigar os efeitos nefastos que a Covid-19 está a causar na tesouraria das micro, pequenas e médias empresas e na vida das famílias, em geral.

Em declarações terça-feira, à ANGOP, o director dos serviços locais do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Emanuel Capalandanda, disse que este valor faz parte de uma carteira de seis mil milhões, 466 milhões, 939 mil 332 Kwanzas.

Acrescentou que neste momento 10 empresas e 18 cooperativas agrícolas da província do Huambo, candidatas às medidas imediatas de alívio dos efeitos económicos e financeiros negativos, provocados pela actual pandemia, já solicitaram financiamento.

Até ao momento, conforme o responsável, beneficiaram de apoio financeiro seis empresas, ligadas à compra e comercialização de produtos do campo, um operador económico, credenciado para a importação de fertilizantes e insumos, assim como uma cooperativa agrícola.

Emanuel Capalandanda referiu que 20 outras empresas aguardam, nesta altura, pelo financiamento do BDA, no âmbito do mesmo programa, com processos bem encaminhados, destacando-se 17 cooperativas agrícolas, cuja documentação foi aprovada, em Novembro de 2020.

Nesta conformidade, o responsável apelou os beneficiários a pautarem por uma aplicação rigorosa dos valores do financiamento, a fim de se repercutirem nas políticas de revitalização do parque industrial da província do Huambo.

Até 1991, a província do Huambo, planalto central de Angola, era considerada o segundo maior parque industrial do país, depois do de Luanda (capital de Angola).

Nesta região produzia-se, entre outros, calçado, cerveja, leite, derivados de carne, vestuário, refrigerantes, montagem de bicicletas e motorizadas, tendo actualmente em funcionamento 187 indústrias, sobretudo nas áreas da panificação, exploração de inertes, fabrico de bebidas, plásticos, colchões e carteiras, com uma força de trabalho de mil e 700 funcionários.

Com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadros e uma população de dois milhões, 519 mil 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios, o Huambo possui ainda o Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála, localizado numa área adjacente às instalações dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB).





Notícias de Interesse

+