BDA disponibiliza AKz 321 milhões a comerciantes na Lunda Norte

     Economia           
  • Lunda Norte     Quinta, 11 Março De 2021    18h45  

Lucapa – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) disponibilizou 321 milhões de kwanzas a cinco dos nove operadores do comércio e distribuição, cadastrados na província da Lunda Norte, informou hoje o director nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério do Planeamento e Economia, João Lunda Nkosi.

 

Os valores, segundo o director nacional, que falava no encontro de esclarecimento aos produtores e operadores locais, foram disponibilizados no âmbito do Programa da Produção, Substituição das Importações e Diversificação das Exportações (Prodesi).

Informou igualmente que foram aprovados 15 projectos de financiamento de igual número de cooperativas agrícolas, das 18 inscritas no portal de divulgação da produção nacional.

Incentivou os produtores e operadores de comércio local, no sentido de se registarem no portal de divulgação, para terem acesso  ao crédito por intermédio dos programas de apoio e de financiamento das actividades económicas com vista aumentar a produção nacional.

Prodesi é um programa do Executivo angolano projectado para acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de gerar de valor de exportação e substituição de importações.

Visa igualmente aumentar a produção e volume de vendas das produções e fileiras prioritárias, acelerando a diversificação e potenciando as vantagens comparativas nacionais, reduzir o dispêndio de recursos cambiais com a cesta básica, aumentar e diversificar as fontes cambiais, de investimento externo e melhorar o ambiente de negócio nacional.

 





+