Ondjiva- Três mil milhões, 352 milhões, 240 mil e 136 kwanzas foram disponibilizados desde 2020, pelo Banco Desenvolvimento de Angola (BDA) para o financiamento de 80 projectos, ligados ao Programa de Apoio à Produção Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI), na província do Cunene.
A informação foi avançada esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico e Integrado do Cunene, Felisberto Hisimungula, referindo que dos projectos financiados 53 são do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), 26 do Alívio Económico e um do Aviso 10.
Esclareceu que, a nível do PAC, foram aprovados 70 projectos, destes 53 desembolsados e os restantes 17 aguardam por liquidez do BDA.
Referiu que dos projectos, 39 estão virados ao ramo de produção agrícola, 20 do comércio e distribuição, 16 do ramo da pecuária, dois das pescas e igual número da indústria e um da hotelaria e turismo.
A par do PRODESI, o responsável acrescentou que, no âmbito da diversificação económica, a província conta com uma linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), em benefício aos produtores instalados no canal do Cafu.
Disse que a acção conta com parceria da Investe Agro, no sentido de captar financiamentos e acessória agrícola aos camponeses, onde foram encaminhados 20 projectos que aguardam pelo financiamento.
Felisberto Hisimungula sublinhou que a intenção é fazer com que as cooperativas agrícolas produzam, cada vez mais, fazendo com que as importações reduzam significativamente, assim como aumentar a empregabilidade e a geração de renda para as famílias.
Aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho, o PRODESI é um programa executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.FI/LHE/AC