Saurimo - Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), desembolsou na Lunda Sul, durante o ano de 2022, 600 milhões de kwanzas que possibilitou o financiamento de 17 projectos diversos.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado da Lunda Sul, Kelson Malomalo, sublinhou que a instituição por si dirigida recebeu um total de 161 solicitações para o referido financiamento, sendo apenas aceite pela Unidade Técnica do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), 69 projectos.
Revelou que os projectos financiados fazem parte dos 65 aprovados, sendo 32 pendentes e aguardam os contratos, tendo acrescentado que os montantes disponibilizados variam de 10 a 41 milhões de kwanzas.
Explicou que o PAC teve início em 2020 e, dadas as exigências que o programa impunha, apenas um projecto havia sido financiado, pelo que, para reverter o quadro, em 2022 por Decreto Presidencial foi reformulado, o que impulsionou o aumento do número de beneficiários.
Kelson Malomalo fez saber que os beneficiários foram os empresários dos sectores da actividade industrial, têxtil, agricultura, tratamento, recolha e processamento de resíduos sólidos.
O Programa de Apoio ao Crédito (PAC) é um instrumento de financiamento público, inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).