Luanda - O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) leva ao conhecimento dos empresários e do público em geral que têm surgido tentativas de fraudes visando os seus promotores, a pretexto de lhes serem dadas facilidades no processo de crédito no banco.
Numa nota de imprensa, chegada hoje à ANGOP, a instituição bancária declara que a prática destas acções fraudulentas consiste na promessa aos promotores, que alegadamente tenham processo de crédito no BDA, facilidade ou garantia de financiamento, sob condição de ser pago certo valor percentual do crédito aos pretensos intermediários, figura que não existe no processo de crédito.
O banco alerta os promotores de investimento e clientes, a não recorrerem a estas práticas, porquanto o fluxo de crédito no banco é bastante claro e transparente, sendo que o processo começa por dar entrada formal no banco de documentos essenciais por via da agência.
Os documentos são analisados por várias direcções, e caso sejam validadas todas as condições precedentes ao processo de crédito, o mesmo é aprovado colegialmente em comité de crédito que decide ou não sobre o financiamento do projecto, com base às melhores práticas de compliance.
O BDA relembra que tem à disposição da classe empresarial, um Canal de Denúncias, por via da sua página web www.bda.ao e pelo terminal 925 475 767, para os quais poderão ser apresentadas quaisquer denúncias de práticas suspeitas e contrárias ao funcionamento do banco.
Especializado no crédito ao desenvolvimento, com juros bonificados e longos prazos de reembolso, o BDA reafirma o seu compromisso com o financiamento à economia e, por esta via, contribuir para acelerar o desenvolvimento equilibrado e sustentável de Angola.