Luanda - O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) alerta os empresários e do público em geral sobre o surgimento de tentativas de fraudes, por parte de promotores e potenciais clientes, a pretexto de beneficiarem de facilidades no processo de concessão de crédito.
Em nota de imprensa chegada esta quinta-feira, à Angop, o banco esclarece que os pretensos intermediários (figura que não existe no processo de crédito no BDA) indicam, como contrapartida, a condição de lhe serem pagos 30% do valor do crédito.
Por este facto, o BDA recomenda aos promotores a não incorrerem nestas práticas, porquanto o processo de crédito “é bastante claro e transparente, iniciando o mesmo com apresentação formal do pedido de financiamento nas agências do banco, seguindo-se a sua análise por várias direcções e gabinetes”.
O documento explica ainda que, caso sejam validadas todas as condições precedentes inerentes ao processo creditício, o mesmo é apreciado (colegialmente) em sede de comité de crédito que decide ou não sobre o financiamento da operação.
O BDA relembra que tem à disposição da classe empresarial um Canal de Denúncias, por via do email: denuncias@bda.ao, da sua página web www.bda.ao e pelo terminal 925 475 767, para os quais poderão ser apresentadas quaisquer práticas suspeitas e contrárias ao funcionamento do banco.
Na nota, o banco reafirma o seu compromisso com o financiamento à economia, com o fim de contribuir para acelerar o desenvolvimento equilibrado e sustentável de Angola, proporcionando a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas económicas e sociais e o aumento da competitividade do país.