O Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) determinou o prazo de 30 dias para o Banco de Comécio e Indústria (BCI) apresentar um plano de reestruturação e de recapitalização, anúnciou esta sexta-feira o governador José de Lima Massano.
Em declarações à imprensa, o governador do BNA disse tratar-se de uma medida de intervenção correctiva, porque o BCI apresenta insuficiências de fundos próprios regulamentares e do rácio de fundos próprios abaixo do mínimo regulamentado.
"O BCI está obrigado a apresentar ao BNA, num prazo de 30 dias, um plano de recapitalização e reestruturação", asseverou o governador.
Na mesma comunicação, José de Lima Massano anunciou que o BNA deliberou o levantamento da suspensão imposta ao Finibanco da participação no mercado cambial.
"O Finibanco cumpriu as orientações do BNA relativas às políticas, os procedimentos de verificação e controlo das operações cambiais, assim está em condições de participar nos leilões dos cambiais", declarou.
No dia 17 de Agosto do corrente ano, o Banco Nacional de Angola (BNA) havia suspendido, por 45 dias, as operações financeiras internacionais do Finibanco Angola, por alegada prática de branqueamento de capitais.