BCI quer instalar rede Multicaixa nas centralidades de Benguela

     Economia              
  • Benguela • Quarta, 31 Janeiro de 2024 | 18h59
1 / 2
Edmundo Lelis, Director Regional Sul do BCI
Edmundo Lelis, Director Regional Sul do BCI
DR
2 / 2
BCI inaugura primeiro Centro de ATM na cidade de Benguela
BCI inaugura primeiro Centro de ATM na cidade de Benguela
DR

Benguela – Moradores das centralidades da província de Benguela poderão contar, este ano, com terminais de caixa automático (ATM) da rede Multicaixa, numa iniciativa do Banco de Comércio e Indústria (BCI), no âmbito da expansão dos seus serviços, soube a ANGOP.

Além de lojas e rede de transportes públicos, os habitantes das centralidades do Lobito, Baía Farta e Luhongo, na província de Benguela, ressentem-se da falta de bancos comerciais, sendo obrigados a percorrer longas distâncias para ter acesso a serviços bancários ou multicaixas.

O anúncio da instalação de ATM nessas centralidades foi feito pelo director regional Sul do BCI, Edmundo Lelis, nesta quarta-feira, à margem da inauguração do primeiro Centro de Terminais de Caixa Automático (ATM Center) na cidade de Benguela, com o objectivo de reforçar a oferta do serviço aos clientes e reduzir as enchentes nos balcões e multicaixas.

Em declarações à imprensa, Edmundo Lelis escusou-se, por enquanto, a avançar datas, mas admitiu que, se tudo correr bem, o BCI pretende instalar serviços da rede Multicaixa antes do final deste ano, nas centralidades de Benguela.

Reconhece que as centralidades da província de Benguela são pólos de grande concentração populacional, principalmente a do Lobito e do Luhongo, com três mil e dois mil fogos habitacionais, respectivamente.

Daí ter o responsável garantido que a extensão dos serviços de ATM para esses projectos habitacionais continua a ser uma preocupação, porquanto, hoje, a marca BCI pretende ser presente e activa, sendo que Benguela “não vai fugir à regra”.

Pelo contrário, adiantou, a província de Benguela vai ter um reforço e cuidado adicional nesse parque de terminais de pagamento automático, que se pretende muito eficiente para atender à demanda.  

Interior

O director regional Sul do BCI também elencou os municípios do interior da província de Benguela na carteira de desenvolvimento da instituição, com destaque para a Ganda onde está a ser finalizada a instalação de um ATM.

Entretanto, considera o aumento da rede de Multicaixa um grande desafio para o BCI, cuja estratégia está, agora, voltada para a periferia das cidades do litoral e para o interior da província de Benguela.

Segundo ele, actualmente estão em funcionamento 11 ATM's BCI na província de Benguela, mas as previsões apontam que essa rede Multicaixa poderá ultrapassar as 25 máquinas.

Máquinas de depósito

Sobre esse tema, o interlocutor explicou ser algo que está a ser testado neste momento a nível de Luanda, por causa daquilo que é a pressão que os balcões na capital do país sofrem.

A expectativa, de acordo ainda com a fonte, é a de lançar essas máquinas de depósito automático até finais do ano em Luanda e, aos poucos, o processo vai estender-se para o resto do país.

Fundado em 1991, o BCI foi vendido em 2022 pelo Estado ao grupo empresarial angolano Carrinho Empreendimentos pelo equivalente a 29, 3 milhões de dólares,  no quadro do Programa de Privatização (PROPRIV). JH/CRB 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+