Talatona - O Banco de Comércio e Indústria {BCI) e a Universidade Privada de Angola (UPRA) assinaram, nesta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento que visa conceder bolsas de estudos aos melhores estudantes daquela instituição.
O lançamento do Programa de Bolsas de Excelência do BCI insere-se no âmbito da responsabilidade social do banco que visa promover a educação de qualidade e oferecer a oportunidade de bolsas de estudo para os melhores estudantes.
Da parte do BCI assinou a parceria o Presidente do Conselho Administrativo do Banco, Pedro Luís Da Fonseca e a Reitora da UPRA, Silvana Roja da Siveira.
Ao intervir no encontro, o PCA do BCI destacou que o protocolo permitirá a valorização e potencialização do capital humano angolano que se acentuará no mérito e na excelência dos estudantes.
" Queremos com isto estimular a melhoria e a produtividade do bem - estar da sociedade, especialmente dos jovens que são a maior forca motriz do pais", disse.
Por sua vez , a Reitora da UPRA, Silvana Roja da Silveira, sublinhou que a parceria do BCI com a UPRA é um testemunho do compromisso em apoiar e capacitar os jovens talentosos deste país.
Ao promover bolsas de estudo para os melhores estudantes, o BCI não apenas incentiva a excelência académica, mas também contribuí para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada e capacitada.
" Acreditamos firmemente que o investimento na educação significa investir no futuro da Nação Angolana", disse.
" A UPRA está entusiasmada em colaborar com o BCI nesta iniciativa transformadora.
Ao oferecer bolsas de estudo para os melhores alunos, estamos não apenas a reconhecer o seu talento e dedicação, mas também incentivando uma cultura de excelência e meritrocacia em nossa comunidade estudantil.
Esta parceria não só beneficiará os estudantes beneficiários, mas também contribuirá para o avanço educacional de Angola como um todo".
Por seu turno o director do Gabinete Jurídico do BCI, Ascanio do Nascimento, referiu que o memorando terá a duração de cinco anos renováveis e em termos de orçamento tem disponível entre 100 a 250 mil kwanzas, por estudante, dependendo do curso.
Explicou que numa primeira fase o Conselho de administração do BCI aprovou 200 bolsas para estarem disponíveis a nível nacional.
"Em princípio a UPRA ficará com 50 bolsas", disse.
Acrescentou que a nível de Luanda outras instituições serão abrangidas quer sejam públicas ou privadas.
De referir que com esta iniciativa o Banco pretende promover a excelência académica, estabelecendo uma parceria estratégica com várias instituições de ensino superior públicas e privadas de referência em Angola e conceder bolsas aos melhores estudantes nos cursos de Direito, Medicina, Economia e Agronomia.GIZ/JCB