Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Petróleo Brent atinge 79,83 dólares pela primeira vez nesta semana

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 10 Janeiro de 2025 | 23h32
Barris de petróleo (Foto ilustração)
Barris de petróleo (Foto ilustração)
Divulgação

Luanda – O petróleo Brent para entrega em Março próximo fechou o dia de hoje (sexta-feira), pela primeira vez neste mês, no mercado internacional, com o preço de 79,83 dólares norte-americanos/barril, o que representa um ganho de mais de USD 2,91 (+3,78%).

Ao longo desta semana, que termina este sábado, o preço da principal commodity de exportação de Angola, publicado de segunda a sexta-feira pelo site especializado "Investing.com", variou entre 76 e 77 dólares, uma “barreira” que foi ultrapassada esta sexta-feira (10), aproximando-se à casa dos USD 80 por barril.

O aumento considerável do preço do Brent, comercializado em bolsa, surge num dia em que o Governo norte-americano impôs, hoje, o seu mais amplo pacote de sanções à Rússia, visando as receitas de petróleo e gás deste país europeu.

Segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos de América, citado pela agência noticiosa Reuters, a medida tem como objectivo reduzir as receitas do petróleo utilizadas pela Rússia na guerra com a Ucrânia, desde Fevereiro de 2022.

A propósito, fontes do comércio de petróleo russo e do refino indiano disseram que as sanções causarão graves interrupções nas exportações de petróleo russo para seus principais compradores, Índia e China.

A lógica das sanções "é atingir todos os estágios da cadeia de produção e distribuição do petróleo russo". A concretização ou aplicação destas sanções, que tem como alvo produtores de petróleo, navios-tanque, intermediários, comerciantes e portos, vão custar à Rússia biliões de dólares por mês, conforme noticiou a Reuters.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano para o exercício económico 2025 foi preparado com base ao preço de 70 dólares/barril e estimativa de produção de um milhão e 98 mil barris de petróleo por dia. QCB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+