Dundo - A barragem hidroeléctrica do Luachimo, na província da Lunda Norte, já produz 17 dos 34 megawatts previstos, informou, esta sexta-feira, o director do projecto de reabilitação e ampliação da barragem, Joaquim Garcia.
O gestor prestou essa informação à margem da visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, aos projectos do sector na província da Lunda Norte, tendo salientado que os 17 megawatts estão a assegurar o fornecimento de energia ao município de Chitato.
Precisou que o projecto, cuja conclusão da instalação da sua capacidade máxima - 34 megawatts está prevista para o terceiro trimestre deste ano, tem as obras civis em torno dos 97 por cento de execução física.
Nesta altura, segundo Joaquim Garcia, estão concluídas as duas subestações, as ligações eléctricas, os transformadores, o canal de adução, a reabilitação da barragem, montagem das comportas, a tomada de água, o canal com uma extensão de 700 metros e câmara de carga.
Fez saber que actualmente está em fase de conclusão a montagem dos outros dois grupos geradores, com capacidade de produzir 17 megawatts de enérgica eléctrica.
Asseguram a reabilitação do maior projecto energético do Leste de Angola cerca de 200 trabalhadores, entre angolanos e estrangeiros.
As obras de reabilitação e ampliação da barragem do Luachimo, em curso desde 2016, estão avaliadas em mais de 212 milhões de dólares e foram financiadas por uma linha de crédito da China.
Com a sua conclusão, o empreendimento vai elevar a sua capacidade de produção enrgética de 8,4 para 34 megawatts (MW), superior a necessidade local, ou seja, deverá restar cerca de 50 por cento da energia produzida como reserva.
O projecto contempla duas subestações eléctricas já concluídas com uma rede de transporte de 60 quilovolts.
A entrada em funcionamento desse projecto energético vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.
Para além das ligações domiciliares que, na primeira fase vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais.
A energia eléctrica na província da Lunda Norte é produzida através de fontes térmicas, enquanto aguarda-se a conclusão das obras de ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, que elevará de 8,4 para 34 megawatts a sua capacidade de produção.
No município do Chitato estão em funcionamento duas centrais térmicas com 30 e 14 megawatts.
Nesta altura, está em fase de conclusão a montagem de uma nova central térmica a gás de 25 megawatts , no município de Chitato. HD