Bancos comerciais devem catalisar economia do país - BNA

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 12 Janeiro De 2024    17h12  
Bancos comerciais
Bancos comerciais
Pedro Parente-ANGOP

Lubango - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Dias, instou hoje, sexta-feira, no Lubango, os bancos comerciais a servirem de catalisadores do investimento, para desenvolver a economia do país.

O governador, que falava durante um encontro com o governador da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou que os bancos comerciais têm a tarefa de participar nos programas implementados pelo Executivo e apostar cada vez mais no sector produtivo para fazer crescer a economia do país.

Declarou que existem muitas oportunidades e potencialidades na Huíla que a banca comercial pode aproveitar, pois é também função desta incentivarem o crescimento da economia nacional.

“Onde existem condições criadas de acesso, de energia ou de telecomunicações, os bancos comerciais estarão totalmente disponíveis para prestarem o apoio que será necessário ao desenvolvimento das actividades económicas”, continuou.

Manuel António Dias ressaltou que tomou nota da actividade bancária desenvolvida pelos bancos comerciais a nível da província, que é positiva.

Fez saber que a descolcação à Huíla acorre no âmbito das visitas às delegações regionais da instituição, desde o princípio do ano, por ser uma oportunidade para se fazer um alinhamento ao plano estratégico 2023-2028.

Por sua vez, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, referiu que a província tem condições para fazer grandes negócios, para que a economia angolana continue a crescer, defendendo mais investimentos na população, pois é ali onde obterão as respostas que o país espera.

“O sector produtivo é o mais forte que temos, mas também é aquele que temos de lutar para fazer mais apostas, não só no homem, mas nos investimentos primários e acreditamos que o Executivo não está à margem desta preocupação”, disse.

O Banco Nacional de Angola tem sete delegações regionais em todo o país, nomeadamente a Sul (Huíla, Namibe  e Cunene), a Noroeste (Uíge e Zaire), a Leste (Moxico, Luanda-Sul e Lunda-Norte), Sudeste (Cabinda, Cuando-Cubango), Centro (Huambo e Bié) e a Nordeste  (Malanje e Cuanza Norte) e Oeste (Benguela e Cuanza Sul). EM/MS





+