Luanda - O banco português Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai financiar a recuperação de estradas nas províncias de Cabinda, Moxico e Zaire, no quadro do reforço de cooperação entre os Governos de Angola e Portugal.
Trata-se de projectos de empreitadas de reabilitação da estrada nacional 250, no troço Lumeje-Cameia-Lucano (Moxico), no eixo Cacongo –Miconje (Cabinda) e a conclusão e reparação da auto-estrada Nzeto-Soyo (Zaire).
Os contratos de financiamento para as referidas empreitadas foram rubricados esta segunda-feira entre a ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, o presidente da Comissão Executiva do Banco Caixa Geral de Depósitos, Paulo José Semedo, e o procurador português, João Manuel de Castro Placido Pires.
As assinaturas dos documentos jurídicos, num total de 13, foram testemunhadas pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, e pelo Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, que visita o país pela segunda vez, depois de 2018.
No quadro desta visita oficial de António Costa, a convite do Presidente João Lourenço, foi também rubricado o aditamento à Convenção entre Angola e Portugal, relativa à cobertura de riscos de crétidos à exportação de bens e serviços de origem portuguesa para Angola, um documento assinado entre Vera Daves e o seu homólogo luso, Fernando Medina.
Antes deste acordo, foi assinado o Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, entre os ministros das Relações Exteriores de Angola, António Tete, e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho.
Os dois países acordaram, de igual modo, cooperar em assuntos do mar, no domínio técnico bilateral das telecomunicações, no uso, por parte de Angola, da licença da versão portuguesa de normas europeias, entre outros memorandos de Entendimento, no âmbito da formação, apoio laboratorial, troca de informação e partilha de boas práticas entre as autoridades nacional de Inspecção económica de Angola (ANIESA) e de Segurança Alimentar e Económica de Portugal (ASAE).
Na mesma ocasião, a ASAE também assinou um protocolo de cooperação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976.NE/AC