Banco Keve disponibiliza até cem milhões para apoiar projectos femininos

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 03 Março De 2024    08h26  
Notas de 1000 e 5000 kwanzas
Notas de 1000 e 5000 kwanzas
Pedro Parente-ANGOP

Talatona-  Perto de cem milhões de Kwanzas são disponibilizados durante seis meses pelo banco Keve, por cada iniciativa feminina inscrita no pacote de formação sobre empreendedorismo, promovido pela instituição bancaria.

 A informação foi prestada, sábado, em Luanda, pela  Administradora Executiva da instituição, Efigênia tonha,  durante o evento de apresentação do pacote "Muhatu", uma estratégia de apoio exclusivo ao empreendedorismo feminino.

A responsável sem precisar o total de valor disponível até ao momento, disse que o banco atribui orçamentos diferentes para cada tipo de projecto, nomeadamente nos sectores mineiro, agro-negócio, indústria e outras iniciativas empreendedoras.

Do ponto de vista de posicionamento estratégico, explicou que o banco pretende estar no top cinco dos maiores bancos do mercado nacional.

“Nós definimos como valor mínimo para as mulheres empreendedoras detentoras de Pequenas e Mádias Empresas (PME) subscreverem a este pacote com uma facturação de dez milhões kwanzas ano , pouco menos de um milhão por mês, justamente para garantir que haja um maior nível de inclusão neste processo”, disse.

Efigênia Tonha, realçou que o montante é de 30% do volume de facturação registado nos últimos seis meses de actividade com um valor limite de cem milhões de kwanzas para a gestão de tesouraria corrente .

A iniciativa alusiva ao Dia da Mulher Angolana, assinalado a 2 do corrente,  contou com a participação de 50 mulheres empreendedoras e abordou aspectos que estimulem a melhoria do acesso e qualidade dos serviços bancários a nível nacional.

Alinhado com os objectivos para o ano 2024, o Banco prevê  ampliar a  aposta em iniciativas de empreendedorismo lideradas por mulheres, bem como oferecer um conjunto de vantagens que lhes permita usufruir do acesso ao crédito, meios de pagamentos simplificados, preçário diferenciado e promover a inclusão e a diversidade na comunidade empresarial.

O encontro reuniu entidades da administração do Banco, figuras com representatividade no sector financeiro e mulheres empreendedoras, entre outros convidados.VS/MAG





+