Zango - O director comercial do Forúm de Investimento para Angola (FIPA), Mohamed Dialó, disse que o Banco Árabe para o Investimento Económico de África (BADEA) prevê investir mais de mil milhões de dólares em projectos económicos em Angola, visando alavancar a economia do país.
De acordo com o responsável, que falava no final do 1º Fórum Angolano de Investimento, que decorreu de 23 a 24 de Janeiro, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, este montante resulta dos 20 mil milhões de dólares disponiveis para projectos similares em África.
Na ocasião, o responsável acrescentouque Angola possui um grande potencial económico e, por isso, pretende cooperar em várias áreas da economia, mas aguarda por indicadores para investir em áreas chaves.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da (ZEE), Manuel Francisco Pedro, apontou os investimentos em infra-estruturas, bem como os empréstimos bancários como algumas das soluções para futuros desafios no sector económico.
Manuel Francisco Pedro indicou ainda como uma das estrategias da ZEE, o alinhamento para o incremento das exportações e atrair mais investidores ao país.
Para atingir este objectivo, disse o gestor, será necessário que se encontre parceiros capazes de responder aos desafios que o sector impõe.
Na sua óptica, o referido encontro visou também identificar as reais necessidades para, depois, partirem para as assinaturas dos acordos de financiamentos.
O responsável considera ser importante o contacto com o BADEA porque possui um conjunto de facilidades financeiras que poderão ajudar Angola.