Camanongue- As obras de construção da estrada Cuito/Luena/Leua/Lumege/Luacano/Luau/Cazombo, no percurso de aproximadamente 800 quilómetros, serão financiadas pelo banco alemão Deutsche Bank.
A informação é do director do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo Provincial do Moxico, Anito Gouveia, que assegurou à imprensa que “podemos garantir que desta vez as estradas serão concretizadas”.
As obras dessa EN 250 (do Cuito ao Luau) foram analisadas durante a 1.ª sessão ordinária do Governo, realizada em Camanongue, orientada pelo governador Ernesto Muangala.
A empreitada é de subordinação central e foi anunciada em Julho último por via do Despacho Presidencial n.° 212/22 de 13 de Julho, que formaliza o procedimento de contratação para a asfaltagem da Estrada Nacional EN250, no troço Lumege-Luacano-Luau, numa extensão de 156 quilômetros, avaliado em mais de 203 milhões de euros.
Um outro Despacho Presidencial n.° 206/22 de 12 Julho autoriza a despesa no valor de 176 milhões e 527 mil euros para a reabilitação da Estrada Nacional EN 250, troço Munhango/ Luena, numa extensão de 156 km, nas Províncias do Bié e Moxico, bem como as respectivas empreitadas de construção de pontes e fiscalização.