Huambo - Os bancos Angolano de Investimento (BAI), de Desenvolvimento de Angola (BDA) e Keve prometeram, esta sexta-feira, no Huambo, financiar projectos voltados para a diversificação da economia nacional, visando a promoção do desenvolvimento sustentável.
O compromisso foi assumido pelos gestores instituições bancárias o painel sobre “Facilidades e Financiamento”, inserido no “Fórum de Oportunidades de Investimentos ao longo do Corredor do Lobito”, prestigiado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Consideram que o desafio visa promover a produtividade e, consequentemente, contribuir na redução das exportações.
Por isso, apelaram ao reforço da cultura do reembolso dos créditos, para alargar o número de beneficiários e elevar as iniciativas empreendedoras.
Na ocasião, o administrador executivo do BAI, José Castilho, disse que, para este ano, a instituição bancária aumentou a carteira de crédito na ordem de 52 por cento, com uma disponibilização de 700 mil milhões de Kwanzas, para apoiar as iniciativas empreendedoras e empresariais, focadas nos projectos de diversificação da economia.
Na sua intervenção, a administradora executiva do Banco Keve, Efigênia Tonha, a instituição operacionalizou, em 2024, oito mil milhões de Kwanzas, com margens suficientes para a dinamização de novos créditos no corrente ano, na perspectiva de estimular a economia.
Por sua parte, o presidente do Conselho Executivo do BDA, João Salvador Quintas, disse que a instituição bancária reestruturou a cadeia de créditos para a dinamização de negócios, numa altura em que já financiou 125 milhões de dólares norte-americanos, através da linha do Deutsche Bank, para a diversificação de fundos monetários.
Assegurou que vai financiar os projectos ao longo do Corredor do Lobito, para elevar o desenvolvimento sustentável
O fórum reflectiu, ainda, em torno dos painéis sobre “ O Plano de Desenvolvimento ao longo do Corredor do Lobito – infra-estrutura” e “Corredor do Lobito, hoje – Sector Produtivo”.
O evento, que decorre no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJR – Huambo) conta com as presenças dos ministros das obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, e dos Transportes, Ricardo Abreu, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, assim como dos secretários do Presidente da República para o sector Produtivo, João Nkosi, e para os assuntos Económicos, Milton Reis.
Participam, igualmente, os secretários de Estado das Finanças, do Planeamento, da Saúde, Industria, da Energia e do Ambiente, incluindo o governador da província do Moxico-Leste, Crispiniano do Santos, e investidores nacionais e estrangeiros. LT/ALH.