Luanda - Os bancos comerciais compraram cinco milhões 76,2 mil de dólares ao Banco Nacional de Angola (BNA), durante o primeiro semestre de 2024, correspondendo a um aumento de 29,3 por cento comparativamente ao semestre anterior.
Segundo o relatório de evolução do mercado cambial, publicado quarta-feira no site do banco central angolano, à excepção do sector diamantífero, os demais disponibilizaram aos bancos divisas em montantes superiores, com destaque para o petrolífero com 2 175,9 milhões de dólares e o Tesouro Nacional, com USD 924,5 milhões.
Conforme o relatório, o sector petrolífero manteve-se na liderança dos provedores de moeda estrangeira, com um peso de 42,9 por cento.
Seguem-se outros sectores com 19,9%, o Tesouro Nacional com 18,2% e a área diamantífera com 13,3%.
O montante, disponibilizado ao mercado nacional, representa uma queda de 14,4 por cento, se comparado com o período homólogo, de acordo com o documento.
Com a liberalização do mercado cambial, esclarece o relatório, o BNA deixou de ser o principal provedor de moeda estrangeira, tendo as suas vendas representado, no período em análise, cerca de 5,7% do total comprado pelos bancos.
O documento revela aque a taxa de câmbio do kwanza em relação ao dólar norte-americano registou uma estabilidade na primeira metade do semestre e uma depreciação na segunda, tendo encerrado o período com uma depreciação acumulada de 2,9 por cento. OPF/VC