Balombo quer investimento privado

     Economia           
  • Benguela     Sábado, 14 Novembro De 2020    11h28  

Benguela – O município do Balombo, 180 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, possui um vasto potencial turístico, com lindas paisagens, rios, cachoeiras, águas termais e montanhas, que aguarda por investimento privado, quer nacional como estrangeiro, afirmou a administradora local, Lúcia Carlos.

Segundo a responsável, que falava à ANGOP, a circunscrição tem também terras aráveis em abundância e vários cursos de água em locais propícios para a instalação de mini-hídricas, que poderão alimentar de energia a pequena e média indústria.

Reconheceu haver um grande deficit de infra-estruturas no ramo hoteleiro e similares, segmento que também pode ser explorado pelos investidores.

“Os empresários podem cá vir e apostar nesta parcela do país, porque hoje o desafio é o empreendedorismo e estamos abertos ao investimento privado em vários sectores, como a agricultura em grande escala”, referiu.

A nova central de captação e tratamento de água, na sua fase final de construção e com capacidade para atender pelo menos cinco mil ligações, traz um novo alento à população e desenvolvimento local, a curto prazo, disse.

Relativamente à energia eléctrica, a sede municipal ainda é alimentada por um grupo gerador durante algumas horas por dia, mas Lúcia Carlos informou que está em curso um estudo de viabilidade da produção de energia solar fotovoltaica, ou mesmo a sua recepção a partir da barragem do Gove, na província do Huambo.

“A energia eléctrica ainda constitui um grande desafio no Balombo, mas acredito que, com trabalho e dedicação, será possível ver as comunidades iluminadas e a alegria estampada no rosto dos cidadãos a médio prazo”, frisou.

Outro aspecto que joga a favor do Balombo, considera, é a facilidade e rapidez que os cidadãos têm no acesso às cidades do Lobito e Benguela, sendo ainda problemático o estado da estrada nacional 250, que liga à vizinha província do Huambo, embora decorram já trabalhos de reabilitação.

O município do Balombo tem uma extensão territorial de 2.665 quilómetros quadrados e conta com uma população estimada em 127 mil e 501 habitantes.





+