Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BAI é a primeira empresa cotada em bolsa no país 

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 09 Junho de 2022 | 16h15
Fachada do Banco Angolano de Investimento (BAI)
Fachada do Banco Angolano de Investimento (BAI)
Divulgação

Luanda - O Banco Angolano de Investimento (BAI) passou a ser hoje a primeira empresa angolana a ser cotada em bolsa, permitindo que todo cidadão nacional ou estrangeiro interessado em comprar acções do banco possa dar a sua ordem de compra.

Com a venda, via bolsa, através de uma operação pública de venda (OPV), o Estado vendeu 1.945.000 acções que detinha no BAI, equivalendo a 10% do total, detidas através das empresas públicas Sonangol (8,5%) e Endiama (1,5%).

Com esse processo, todo accionista do BAI, antigo ou novo, que esteja interessado pelo preço de oferta, pode vender as suas acções via Bodiva, enquanto o interessado em comprar deverá contactar um intermediário financeiro, banco ou corretora, para poder dar a sua ordem ou fazer proposta de compra em bolsa.

O processo de cotação via bolsa acontece com um atraso de quase oito anos, face ao inicialmente previsto.

Na ocasião, o presidente da comissão executiva do BAI, Luís Filipe Lélis, considerou fundamental a criação do enquadramento legal normativo e regulamentar.

“(…) hoje fizemos história, que está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do nosso país e compreendeu vários períodos, cada um com características distintas e com o impacto crucial na implementação do Mercado de Capitais angolano”, asseverou.

Realçou que o BAI foi o primeiro banco privado com capitais nacionais a ser constituída em Angola, tendo nascido da convicção e vontade de um grupo de investidores interessados em participar, de forma activa, na vida económica nacional, como reflexo do forte compromisso do desenvolvimento do país.

Destacou igualmente o facto de ser a primeira instituição financeira a avançar com um processo de abertura do seu capital em bolsa, contribuindo na dinamização do mercado capitais do país.

“Essa acção irá permitir ao país cumprir um conjunto de designer estratégico, desde a geração de benefícios futuros, de visibilidade da marca e a maximização da credibilidade e atração de investimento, bem como da nossa consolidação como um banco pioneiro e inovador”, indicou.

Assegurou a contínua melhoria das perspectivas de expansão e crescimento do negócio do banco, estando também consciente das novas responsabilidades, que traz maior exposição e crescido, devendo continuar a cumprir com o quadro legal e regulamentar.

Já o presidente da Comissão Executiva (PCE) da BODIVA, Walter Pacheco, disse que o processo foi bem-sucedido, apesar de não ser fácil.

 Assegurou que o BAI apresentou todas as condições exigidas, que passam por um documento publicado que demonstra a situação do banco, tinha que ter três anos de contas auditadas e publicadas e dispensar no mínimo 5% do capital, entre outros.

 “O próximo desafio é garantir que as outras empresas entram no mercado, começando com o  Banco Caixa Angola, Banco Millénium Atlântico, empresas que também estão no processo de entrar no mercado. Já demonstrado que temos uma empresa, sistema e operadores que funciona”, reforçou.

 De acordo com o responsável, a Bodiva tem um sistema que pode suportar um número de empresas ilimitadas.

 Frisou que o país conta com 300 grandes contribuintes que são obrigados por Lei em termos as contas auditadas, “Se conseguirmos 10% cotadas em bolsa já é um crescimento muito significativo, porque sentimos que hoje existe um incentivo para as empresas terem as contas auditadas”.

Por seu turno, a presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), Maria Wini Baptista considerou ser um momento histórico, porque o país finalmente tem uma empresa cotada em bolsa, representando a “cereja no topo do bolo”.

"Já temos os fundos de investimentos, mercado da divida e precisamos de ter empresas com capital aberto para que os investidores pudessem também participar activamente neste que é o mercado”.

Acrescentou que esse processo aumenta o renking de Angola no Doing Business, sendo importante para país e todos que estiveram a trabalhar no quadro regulatório. 

Em relação aos próximos desafios, fez saber que deverá ser o Banco Caixa Geral de Angola, onde a participação do Estado é de 20%.

Além dessa, continuou, existe um programa Potenciação de Emitentes, “neste programa as empresas assumem um compromisso que é um contrato de confidencialidade em que apresentam parte da informação e nós auxiliamos o processo de preparação no mercado de capitais”.

A cotação da bolsa de valores é o preço vigente das acções definido pela oferta e procura no mercado.

Ao longo do dia, esse valor sobe e desce inúmeras vezes, de acordo com as expectativas e transacções realizadas pelos investidores, daí a volatilidade típica da renda variável.

Há muito que as empresas nacionais procuravam obter cotação na Bolsa de Dívida de Valores de Angola (Bodiva) para ganharem visibilidade junto dos investidores.

Depois da venda via bolsa das acções do BAI através de uma operação pública de venda (OPV), ultrapassam as insuficiências nesses domínios, que criavam obstáculos para o desenvolvimento das empresas e dificultava a entrada de investidores não-residentes.

A OPI das acções do BAI estavam a ser alienadas ao preço unitário compreendido no intervalo entre o valor mínimo de 17.200 Kwanzas e o valor máximo de 20.640 Kwanzas, sendo essa última o preço final da venda.

O preço unitário final da Oferta foi fixado com base no preço para o qual a procura iguale ou exceda a oferta dentro do intervalo de preço supramencionado, sendo que no caso, se a procura fosse inferior à oferta, o Preço Unitário Final da Oferta seria o preço mais reduzido estabelecido nas declarações de aceitação (ordens de compra).

Neste sentido, apenas foram atribuídas acções aos investidores que submetam declarações de aceitação (ordens de compra) com preço igual ou superior ao Preço Unitário Final da Oferta.

O limite mínimo de compra de acções é de 10, sendo que as propostas de compra foram baseadas em múltiplos de 10 (10, 20, 100 até ao limite de 291.750 acções).

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+