Dundo – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disponibilizou cerca de 2,6 milhões de dólares americanos para a elaboração de estudos e projectos no troço fronteiriço Nzagi/Tchicolondo, no quadro do programa de reabilitação da estrada.
A informação foi prestada esta quinta-feira, no Dundo, pelo ministro das Obras Pública, Urbanismo e Habitação, Carlos Dos Santos, no final da sua visita de trabalho à província da Lunda-Norte, sublinhando que o programa de reabilitação do referido troço inclui construção de duas pontes e iluminação pública nas vilas.
Este troço dá acesso à fronteira do Tchicolondo, uma das principais fontes de arrecadação de receitas fiscais no país e a maior da Lunda Norte, sendo que sua reabilitação visa, para além de melhorar a circulação, dinamizar o comércio transfronteiriço.
O governante afirmou que o projecto começa a ser executado este ano, e a primeira fase compreende a elaboração de estudos e projectos, para posteriormente se definir o orçamento necessário para a reabilitação da via.
Ainda este ano, prosseguiu, está previsto o início da reabilitação da Estrada Nacional 170, no troço Camaxilo/Lubalo/Xinge, numa extensão de 190 quilometros.
“Vamos visitar este troço para conferir os últimos elementos técnicos de análise, a seguir vamos melhorar os termos de referência que já começaram a ser definidos para em breve abrir-se um concurso público para a reabilitação desta estrada que liga três municípios desta província e duas estradas nacionais importantes, que é a 225 e a 230”, frisou.
Em relação ao troço Cuango/Cafunfo/Loremo até à fronteira com a RDC, Carlos Dos Santos informou que consta na carteira de projectos a serem intervencionados apenas no ano económico 2025.
Anunciou que o ministério está a elaborar um programa de terraplanagem de alguns troços no país, utilizando métodos e equipamentos eficazes, como estabilizadores de solos, que permitem conferir uma durabilidade e que demandam soluções de drenagem muito importantes.
Por outro lado, fez saber que nos próximos dias, uma equipa do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) vai se deslocar à província da Lunda-Norte para actualizar o inventário da quantidade de pontes existentes na região para no futuro se intervir naquelas que não apresentam condições.
Revelou que o Executivo angolano Angola no âmbito dos acordos com os Estados Unidos da América, fará intervenções para um conjunto de pontes na província da Lunda-Norte. HD