BAD assegura aumento do financiamento para USD 1,5 milhões

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 27 Junho de 2024 | 22h55
Notas de dolar
Notas de dolar
DR

Luanda – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) garantiu, esta quinta-feira, em Luanda, o aumento da sua carteira de financiamento de 1.2 para 1.5 milhões de dólares, até 2029, com vista a suportar o plano estratégico lançado em parceria com o Governo angolano.

Segundo a vice-presidente do BAD, Marie-Laure Akin-Olugbade, a estratégia do banco, para os próximos cincos anos, é apoiar o Governo de Angola na implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento, particularmente nos sectores prioritários.

A gestora, que falava por ocasião do lançamento do “Plano Estratégico Nacional de Angola 2024-2029”, no quadro da celebração dos 60 anos do BAD, sublinhou que as acções da instituição vão incidir, essencialmente, no apoio ao sector agrícola, com o foco no agronegócio, para facilitar o processo de diversificação da economia de Angola.

Por sua vez, o ministro do Planeamento, Victor Guilherme, solicitou, a necessidade do apoio do BAD ser mais extensivo ao sector privado nacional, através de financiamentos e instrução dos mecanismos de preparação de projectos bancarizados.

Segundo o governante, o país precisa de financiamento para assistência técnica e implementação de projectos que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos quadros nacionais empenhados, com maior destaque ao sector privado da economia.

Este facto, esclarece, permitirá aos operadores económicos terem fácil acesso ao financiamento, ocupando uma posição de destaque no desenvolvimento de iniciativas empresariais.

Para este propósito, referiu, o plano estratégico do país, vem desempenhar um papel fundamental, pois identifica sectores fulcrais para o desenvolvimento nacional, com o máximo empenho de todos para materializar os projectos estruturantes, concretamente no sector da agricultura, energia, águas e transporte. OPF/QCB





Notícias de Interesse

Antigo director do SIC Huíla julgado por peculato

 Quinta, 19 Setembro de 2024 | 23h35

AGT realiza workshop sobre processo de execução fiscal

 Quinta, 19 Setembro de 2024 | 23h29

Presidente do BAD visita Angola

 Quinta, 19 Setembro de 2024 | 23h19

Censo 2024: INE prioriza zonas recônditas

 Quinta, 19 Setembro de 2024 | 22h57

+