Dundo - As autoridades da Lunda-Norte defendem a necessidade da transferência das direções das empresas de exploração de diamantes à província , visando maior fiscalização do pagamento dos impostos fiscais, segurança social e facilitar a contratação da mão-de-obra local.
As empresas de exploração de diamantes que operam na Lunda-Norte estão domiciliadas em Luanda, o que os obriga a pagar os seus impostos na capital do país.
De acordo com o comunicado final do encontro metodológico entre o Governo da Lunda-Norte e as empresas de exploração de diamantes, a domiciliação e/ou transferência das diamantíferas , vai dinamizar a implementação de projectos socioeconómicos , no quadro das suas responsabilidades sociais.
Os participantes recomendaram igualmente, consultas permanentes ao centro de formação do INEFOP sobre a disponibilidade de quadros locais para a contratação , reaproveitamento das áreas exploradas para fins de produção agrícola familiar, com apoio das minas.
Recomendaram a necessidade de consultas publicas por parte das empresas e projectos mineiros para implementação de projectos sociais que respondam os anseios das populações e o cumprimento escrupuloso das leis de proteção ambiental.
Defenderam a criação de departamentos que se dediquem a proteção ambiental, bem como o aproveitamento das zonas de exploração em desuso para a construção de aterros sanitários.
Durante o encontro que contou com a participação de dez empresas mineiras, foram discutidas questões sobre a produção mineira e o impacto ambiental, domiciliação fiscal das empresas mineiras com actividade na província, cumprimento da responsabilidade social, empregabilidade e despedimentos massivos , formação profissional, entre outros assuntos. HD