Luanda – A ÁUREA- Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários (SDVM) firmou na quarta-feira, em Luanda, uma parceria com o Banco Caixa Geral Angola (BCGA), para prestação de serviços de correspondente e liquidador das ordens dos seus clientes.
O respectivo acordo enquadra-se na Lei n.º 14/21 de 19 de Maio, que aprova o Regime Geral das Instituições Financeiras e impõe a transferência dos serviços e das actividades de investimento, actualmente prestados por instituições financeiras bancárias no mercado de capitais.
Citado numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, o presidente da Comissão Executiva do BCGA, João Pires, considera de extrema importância a parceria rubricada, por ser mais um passo importante no posicionamento da instituição bancária no mercado de capitais angolano.
Segundo o gestor, o acordo vai trazer vantagens para as duas instituições e para os clientes do banco.
Conforme João Pires, o BCGA continua empenhado nos princípios que visam oferecer ao mercado os melhores serviços, que são consolidados com parcerias semelhantes, firmadas com a ÁUREA SDVM.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da ÁUREA SDVM, Kelson Cardoso, sublinhou que a relação com o BCGA consolida a independência na actuação e na integração dos vários agentes do mercado, promovendo transacções e o desenvolvimento.
Para o gestor, trabalhar com um banco com a dimensão e governança do BCGA é, sem dúvidas, muito prestigiante.
A ÁUREA SDVM é o agente de intermediação autorizada pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e a primeira Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários a operar em Angola.
Enquanto isso, o Banco Caixa Geral Angola foi a primeira instituição bancária privada a operar no mercado angolano, após a Independência de Angola, estando presente em nove das 18 províncias do país. Actualmente tem em funcionamento 28 agências, quatro centros de empresa e uma agência especializada. Conta com uma equipa de mais de 500 profissionais.QCB/AC