Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ZEE alcança USD 4 mil milhões em volume de investimento

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 15 Agosto de 2024 | 16h11
Vista parcial da Zona Económica Especial (Foto ilustração)
Vista parcial da Zona Económica Especial (Foto ilustração)
Divulgação

Luanda – O volume de investimento na Zona Económica Especial (ZEE) atingiu 4 mil milhões de dólares, em 2023, fruto da assinatura de 30 contratos de instalação de unidades fabris neste parque industrial, segundo o gestor desta empresa, Manuel Pedro.

Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, o presidente do Conselho de Administração da ZEE, que não precisou os dados comparativos, considerou esse investimento como um indicador satisfatório para a contínua captação de investimento no país.

De acordo com Manuel Pedro, para além da importância do volume de investimento atingido no ano passado, os acordos de instalação de indústrias têm um forte impacto na diversificação da economia angolana e na promoção das exportações.

Sublinhou também que a ZEE assinou acordos importantes com a Câmara de Comércio Angola-China (CAC), com vista à  atracção de grandes investidores e dinamização da sua industrialização.

Acrescentou ainda que a instituição rubricou um Memorando de Entendimento com a empresa Dubai Integrated Economic Zones (DIEZ), no sentido de definir mecanismos para facilitar a exportação de produtos “Made in Angola” para o mercado asiático e promover a internacionalização e aumento da produção nacional.

Adiantou que o conjunto de acções em curso têm como principal objectivo fortalecer o papel da ZEE como uma placa de desenvolvimento económico e industrial, atraindo investimentos e promovendo a credibilidade na Região Austral.

Fruto desse desempenho, Manuel Pedro foi eleito, em 2023, como membro do Conselho Executivo da Organização Mundial das Zonas Francas (WFZO), facto que contribui de forma decisiva para reforçar a credibilidade da ZEE no cenário internacional e elevar o nível de intervenção de Angola nas discussões globais sobre o desenvolvimento económico e a promoção do comércio. HM/QCB





Notícias de Interesse

Removidas 17 bombas na comuna da Arimba

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h14

Cabinda ganha fábrica de contraplacados

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h03

MP pede condenação do antigo director do GEPE-Huíla

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 08h56

MINJUD repõe legalidade nas eleições da FAF

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 05h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+