Aumento das exportações do petróleo marca semana

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 28 Abril De 2024    16h39  
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
DR

Luanda – As informações sobre os resultados do desempenho da indústria petrolífera angolana, no primeiro trimestre deste ano, marcaram o noticiário económico da ANGOP na semana finda, com realce para o aumento de 7,02% do volume das exportações, em relação ao período análogo de 2023.

Os dados foram avançados pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Alexandre Garrett.

Segundo o responsável, o país exportou 94,41 milhões de barris de petróleo bruto, com uma facturação de cerca de 7,77 mil milhões de dólares norte-americanos, durante o primeiro trimestre, ao preço médio ponderado de USD 82,29/barril.

Quanto ao gás, as exportações registaram uma redução, no primeiro trimestre deste ano, que totalizou 966 mil e 394 toneladas métricas, avaliadas em 393 milhões 600 mil e 348 dólares norte-americanos, representando o valor da venda de 37,48%, comparativamente ao último trimestre de 2023.

A queda das receitas desse produto, composto pelo Gás Natural Liquefeito (LNG, sigla inglesa), Butano e Condensados, deveu-se aos preços baixos observados no mercado internacional, ao longo do período em análise, de acordo com o secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso.

Constituiu também destaque no noticiário da agência o anúncio relativo ao investimento de 251 milhões de dólares para a modernização do terminal polivalente do Porto de Luanda, pelo grupo empresarial ADP-Abu Dhabi Ports, dos Emirados Árabes Unidos.

O investimento árabe poderá atingir os 410 milhões de dólares ao longo do prazo da exploração, algo que será determinado pela procura do mercado.

A localização do terminal polivalente propicia a captação de investimento para o crescimento previsto nos volumes de contentores do país, estimados a uma taxa média anual de 3,3% durante a próxima década.

No período em referência, fizeram ainda eco a subida do preço do gasóleo, a assinatura de um acordo para assistência de aeronaves entre a TAAG e a Air France, bem como a disponibilização, pelo banco BAI, de cerca de 3,1 mil milhões de kwanzas para responsabilidade social.

O litro de gasóleo subiu de 135 para 200 kwanzas, em cumprimento a medida inserida no processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo.

Os demais produtos em regime de preços fixados, como a gasolina, o petróleo iluminante e o gás, mantêm-se inalterados.

A TAAG Linhas Aéreas de Angola e a empresa europeia “Air France Industries KLM Engineering & Maintenance” (AFI KLM E&M) rubricaram, na cidade de Addis Abeba (Etiópia), um acordo para a manutenção e reparação da frota Boeing 777 da companhia nacional, durante os próximos cinco anos.

O protocolo inclui o suporte de consultoria, bem como kit de material e ou equipamentos base principal (Main Base Kit/MBK) para a frota de aeronaves da transportadora angolana de cinco Boeing 777-300 e três Boeing 777-200.

Já a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) defendeu, no decurso da semana, a continua disseminação e assimilação das boas práticas de governança corporativa, para estabelecer ambientes mais saudáveis na actividade seguradora no país.

A posição foi manifestada pelo administrador da ARSEG, Jesus Teixeira, durante o Seminário Internacional de Seguro Agrícola.

Referiu que a governança gera solidez em reputação, confiabilidade e credibilidade às empresas de seguro que operam no país e apontou a existência de um ambiente legal e regulatório robusto como factor crucial para garantir que as seguradoras cumpram, escrupulosamente, com a lei, relativamente aos princípios e regras tipificados.

Ainda no período em referência, o Ministério da Agricultura perspectivou a colheita de 30 mil toneladas de batata rena por hectare, nos próximos anos, tendo em vista o cultivo do produto em grande escala no país. ASS/VC





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+