Ondjiva – Cento e 13 empresas foram certificadas, durante o primeiro semestre do ano em curso, pelo Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na província do Cunene, mais 55 em relação ao período anterior.
De acordo com o director do INAPEM no Cunene, José Valeriano de Carvalho, as empresas certificadas na categoria de micro, pequenas e médias, são do comércio e distribuição, prestação de serviços, cooperativas agrícolas entre outras.
Em declaração esta sexta-feira, à ANGOP, referiu que adesão dos empreendedores, resulta da abertura de várias linhas de crédito, pelo que a certificação da empresa, por parte do INAPEM, constitui um dos elementos primordiais para acesso ao crédito, assim como dos benefícios fiscais no pagamento de impostos.
“ A certificação das empresas tem benefícios fiscais que vão desde a redução ou a isenção em alguns impostos, junto da Administração Geral Tributária, acesso aos diferentes pacotes créditos, além do Estado optar sempre, em caso de contrato, pelas empresas certificadas pelo INAPEM”, sublinhou.
No domínio da capacitação, foram formados dois mil e 986 micro agentes em matéria de empreedendorismo e literacia financeira.
Figuram ainda da capacitação, 255 jovens empreendedores sobre ferramentas para abertura de administração de negócios, numa parceria com o Conselho Provincial da Juventude.
Valeriano do Carvalho realçou que a instituição realiza, desde a semana finda, o trabalho de consultoria para constituição de processos dos empresários que pretendem aderir às linhas de financiamento em curso no país.
Trata-se de financiamentos do âmbito do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e Crédito de Apoio ao Comércio Rural (FADA-PREI).
Nesta senda, apelou aos utentes de negócios para certificação, realçando ser um processo gratuito e célere, na qual o utente deve apresentar o alvará, certidão comercial, certificado de não devedor da AGT e o preenchimento de formulário, sendo que em sete dias será emitido o documento.
O director realçou que a instituição está aberta para maior colaboração com os empresários locais, na criação de facilidades para aquisição da certificação e outros procedimentos legais realizados pelo órgão, para um empresariado cada vez mais forte e organizado.
O INAPEM, tutelado pelo Ministério da Economia e Planeamento, é o órgão encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das empresas, assim como presta serviços de formação e capacitação empresarial, assistência técnica e consultoria às Micro, Pequenas e Médias Empresas.