Aumenta captura de pescado no Namibe

     Economia           
  • Namibe     Terça, 18 Janeiro De 2022    21h37  
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Anabela Fritz

Moçâmedes – Sessenta e uma mil 817 toneladas de pescado foram capturadas na província do Namibe, durante o ano findo, contra as 42 mil 621, em 2020.

Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o director em exercício da Pescas no Namibe, Paulo Numa, justificou que o aumento resultou da abertura de mais empresas, com novas embarcações, assim como a intervenção dos agentes de fiscalização no acompanhamento de proximidade às actividades de descarga do pescado.

Fez saber que 48 mil 283 toneladas de pescado serviram para o consumo directo, enquanto o restante foi encaminhado para a indústria de transformação dos derivados do mar.

Disse que o peixe foi comercializado nas províncias de Luanda, Bié, Huambo, Cuando Cubango, Cunene, Moxico, Huíla, assim como na República do Congo, Zâmbia e Namíbia.

Sublinhou que o sector controla 34 Empresas certificadas para o exercício de actividade de pesca e salinas, que empregam oito mil 632 pessoas.

Salientou ainda que, no mesmo período, foram licenciados 822 embarcações de pesca artesanal, 33 semi-Industrial, 31 de pesca de cerco, 17 Industrial, sete de arrasto e seis de caranguejo.





+