Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Auditoria à dívida comercial passa pelo IGAE

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 13 Fevereiro de 2023 | 19h01
Sede do Ministério das Finanças  (Foto ilustração)
Sede do Ministério das Finanças (Foto ilustração)
Pedro Parente

Luanda - A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) é o orgão encarregue pela certificação da dívida pública comercial, vulgo atrasados, gerados à margem das regras de execução orçamental, disse, esta segunda-feira, a ministra das Finanças, Vera Daves.

“O Ministério das Finanças  faz  pagamentos  dos atrasados, só depois da validação feita pelo IGAE”, completou a titular da pasta das Finanças, quando falava à imprensa, à saída da Assembleia Nacional, depois aprovação Orçamento Geral do Estado (OGE2023).   

Na ocasião, Vera Davesa falou sobre a recomendação feita pelos deputados acerca  da certificação da dívida pública, referindo que o Executivo já há algum tempo tomou a decisão de tirar a certificação do Ministério das Finanças e repassá-la ao IGAE.

“Ouvimos  o apelo da oposição nos exercícios anteriores  e,  por causa disso, o Executivo tomou a decisão de tirar a certificação do Ministério das Finanças  e repassa-la ao IGAE”, esclareceu  a responsável.

A certificação da dívida pública comercial pelo IGAE, segundo a ministra,  passa por vários procedimentos,   desde um interrogatório à empresa beneficiária e deslocamento  para  visitas de constatação.

Em termos práticos, afirmou, a auditoria à  dívida pública comercial  já está a acontecer processo- a-processo, reforçando que o Ministério das Finanças  não paga nada sem confirmar que a dívida está pronta para a sua liquidação.

A Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023, já aprovada,  contempla um pacote financeiro de 429 mil milhões de kwanzas para o pagamento de atrasados da dívida comercial das empresas fornecedoras do Governo. NE/PPA

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+