Talatona – O presidente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria Petrolífera, Braulio de Brito, advoga a necessidade de se tornar cada vez mais eficiente as empresas que actuam no ramo petrolífero angolano, através da inserção da política do conteúdo local.
Em declarações à imprensa, à margem do encontro de interação com associados de diversas empresas do sector, realizado quarta-feira (21), em Luanda, o responsável referiu que o reforço da inserção do conteúdo local na actividade petrolífera permite ter maior participação de empresas nacionais em toda indústria de petróleo e gás, com o fornecimento de serviços de qualidade prestados pela mão-de-obra nacional, utilizando matéria-prima e investimentos locais.
Considerou ser pertinente que as empresas reforcem a capacitação dos seus quadros no sentido de estarem a altura para responder aos desafios e às exigências do mercado mundial e contribuir para o aumento da produção nacional e melhoria socio-económica do país.
Quanto ao encontro denominado ‘AECIPA Day’, Braulio de Brito disse ser um evento interactivo que pretende congregar vários actores do sector, constituindo-se numa boa oportunidade para troca de experiências e busca de soluções para os desafios que se colocam no contexto actual e do futuro.
Nesse sentido, recordou, a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria Petrolífera (AECIPA) tem promovido diversos eventos que visam elucidar melhor os seus associados sobre algumas mudanças que vão ocorrendo no sector petrolífero e não só.
Trata-se da realização de workshop, mesa redondas, entre outros eventos que juntam responsáveis da indústria do petróleo e gás, advogados e decisores políticos nacionais e internacionais, com vista a criar uma interacção mais directa e promover debates sobre temas de interesse comum.
Para além dos eventos locais, a fonte afirmou que a associação vai também apostar na realização de actividades internacionais, tendo em conta os convites que tem recebido para o efeito.
Com mais de 150 associados, a AECIPA tem como objetivo estabelecer o diálogo e a cooperação entre as empresas do sector petrolífero, instituições oficiais e operadores que actuam no mercado angolano, representando actualmente o principal intermediário entre empresariado nacional e entidades governamentais para o encontro de soluções dos obstáculos e desafios vividos.
Podem ser, igualmente, membros da AECIPA bancos comerciais, consultores , advogados, entre outros. VS/MAG