Associação defende abordagem regular sobre ética nas organizações

     Economia           
  • Luanda     Terça, 05 Março De 2024    13h47  
Indústria (Foto ilustração)
Indústria (Foto ilustração)
Amélia Oliveira - ANGOP

Luanda - O presidente da Associação Angolana de Ética e Sustentabilidade (AAES), Zeferino Estêvão Juliana, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade de existir regularmente abordagem sobre ética nas organizações para dotar os profissionais de ferramentas para melhor servir a sociedade.

Falando no workshop sobre o "Dia Internacional da Ética - Qual o seu significado no mundo corporativo", sublinhou que a sensibilização ética permite trabalhar para abordar as questões mais críticas que a sociedade enfrenta.

Zeferino Estêvão Juliana disse ser importante integrar nas organizações, planos de sensibilização e planos de capacitação para a ética.

Frisou que a AAES tem programado formações com várias empresas e instituições, assim como na elaboração de documentos corporativos à luz das organizações internacionais, regionais e nacionais.

Citou a título de exemplo, o Plano de Assessoria e Formação em Ética, Integridade e Sustentabilidade para diversas empresas e instituições.

Por seu turno, o mestre em Gestão de Recursos Humanos, Constantino José, sublinha que as instituições estão nas mãos de todos, que devem compreender a necessidade da cultura ética nas organizações.

Em sua opinião, deve existir formação de consciência, apostando fortemente no processo educativo, sendo, igualmente, necessária a promoção de um ambiente de confiança, assente na verdade, no bem e na justiça.

Constantino José diz ser importante existir políticas de incentivos para a promoção de comportamentos éticos, no estado e no privado, bem como a promoção de valores éticos em todo subsistema de ensino.

Já o professor universitário, Octávio Capita, realça que a “ética convida-nos para uma auto-reflexão, tendo em conta a sua realidade histórica e social”.

Octávio Capita destaca a existência no país da Pauta Deontológica do serviço público, que abrange todos os trabalhadores da Administração Pública, independentemente do seu cargo, nível ou local de actividade.

O workshop sobre o "Dia Internacional da Ética - Qual o seu significado no mundo corporativo", surge para fortalecer a cultura organizacional, baseada em valores éticos e sustentáveis, visando contribuir para um ambiente empresarial mais ético e responsável.

O evento, promovido Associação Angolana de Ética e Sustentabilidade (AAES), em parceria com o Porto de Luanda e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), surge para promover a reflexão sobre a importância da ética e da responsabilidade social nas empresas, incentivando a adopção de práticas éticas no ambiente corporativo.

A AAES foi constituída em 2020 como uma organização sem fins lucrativos em Angola, com o objectivo de responder aos desafios éticos e de sustentabilidade do país.HM/AC





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+