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Assinado acordo para transportar minerais pelo Corredor do Lobito

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 07 Fevereiro de 2024 | 13h41
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Laite Tito - ANGOP

Luanda – Um acordo para transportar minerais foi assinado esta quarta-feira, na África do Sul, entre as empresas Trafigura e Kamoa-Kakula, com a LAR – Atlantic Lobito Corridor, a empresa que gere a operação do Corredor do Lobito.

De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o acordo marca os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com o Corredor do Lobito, uma nova rota comercial de importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola.

O presidente Executivo da Trafigura, Jeremy Weir, espera que outros clientes se juntem à Ivanhoe Mines e à Trafigura nos próximos meses.

"Estamos satisfeitos por sermos um dos primeiros clientes a assinar um contrato de longo prazo com a LAR, para utilizarmos os serviços que disponibiliza no Corredor do Lobito”, reforçou.

Já o fundador e co-presidente executivo da Ivanhoe Mines, Robert Friedland, considerou árduo o trabalho do consórcio, responsável pela gestão do Corredor do Lobito e o da Trafigura, que têm trabalhado intensamente com os seus parceiros na República Democrática do Congo e em Angola, para construírem uma nova cadeia de abastecimento que está a tornar-se rapidamente uma das rotas comerciais mais importantes para o transporte do cobre metálico, mineral que é vital para todo o mundo.

Prevê-se que o Corredor do Lobito atinja uma capacidade de exportação anual de um milhão de toneladas por ano, antes do final desta década. A alocação de capacidade de exportação da Trafigura, através da LAR será de até 450.000 toneladas por ano a partir de 2025.

Além disso, ao complexo de cobre Kamoa-Kakula, uma joint venture entre a Ivanhoe Mines e a Zijin Mining, foi atribuída uma capacidade mínima entre 120.000 a 240.000 toneladas, por ano, de produtos de cobre - blister-ânodo ou concentrado, a partir de 2025, com um compromisso inicial de 10.000 toneladas a serem transportadas em 2024, à medida que o Corredor do Lobito vá incrementando a sua operacionalidade.

Em 2022, o consórcio Lobito Atlantic Railway, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve a concessão por 30 anos para a operação, gestão e manutenção do Corredor do Lobito e do Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito. A linha, quando completamente modernizada, proporcionará uma rota mais eficiente e com menor emissão de teor de carbono para o mercado de cobre, cobalto e outros metais cruciais para a transição energética e vai operar de forma comercialmente aberta com todo o mercado.  

O projecto de reabilitação do Corredor do Lobito beneficia do apoio dos Governos de Angola, RDC, Zâmbia e da Parceria para o Investimento Global em Infra-estruturas (PGII) do Governo dos EUA.

O projecto representa um investimento de mais de 500 milhões de dólares, durante a vigência da concessão, com um financiamento potencial de pelo menos 250 milhões de dólares (um dólar vale em kz 829,463) da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos EUA.

O investimento vai permitir a renovação de troços da linha férrea e infra-estruturas associadas, além de garantir mais a aquisição de mais 1.500 vagões e 35 locomotivas.HM/AC





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