Asfaltagem das estradas inter-municipais do Moxico poderá começar em 2023

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 03 Novembro de 2022 | 17h04
Empreiteiro inspecciona estrada Luena/Bundas/Luchazes
Empreiteiro inspecciona estrada Luena/Bundas/Luchazes
Cedidas

Luena – Um estudo técnico para avaliar a degradação dos troços da Estrada Nacional (EN180), que ligam Luena/Bundas/Luchazes, está a ser feito pela empresa construtora do projecto, cuja asfaltagem poderá iniciar no primeiro semestre de 2023.

Trata-se dos troços Luzi/Cangamba, no município dos Luchazes, num percurso de 155 quilómetros e Luzi/Lumbala Nguimbo, no município dos Bundas, com aproximadamente 120 quilómetros.

O referido estudo preliminar, promovido pela empresa de construção civil Casais, visa fundamentalmente na recolha de dados técnicos sobre o estado da via, que permitirá avaliar o custo do projecto e o prazo de execução, com de intuito de ser analisado e aprovado pelo governo.

Segundo apurou a ANGOP, o início da asfaltagem das referidas empreitadas, paralisadas desde 2014 devido à falta de financiamento, está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Para além desses projectos, o governo aprovou recentemente verbas para asfaltagem de outras vias estruturantes, mormente a estrada Luena/Cuito, Luena/Leua/Lumeje/Luacano/Luau/Cazombo que serão financiadas pelo banco alemão Deutsche Bank.

As empreitadas são de subordinação central e foram anunciadas em Julho último por via do Despacho Presidencial n.° 212/22 de 13 de Julho, que formaliza o procedimento de contratação para a asfaltagem da Estrada Nacional EN250, no troço Lumege-Luacano-Luau, numa extensão de 156 quilômetros, avaliado em mais de 203 milhões de euros.

Um outro Despacho Presidencial n.° 206/22 de 12 Julho autoriza a despesa no valor de 176 milhões e 527 mil euros para a reabilitação da Estrada Nacional EN 250, troço Munhango/ Luena, numa extensão de 156 km, nas Províncias do Bié e Moxico, bem como as respectivas empreitadas de construção de pontes e fiscalização.

 Na província do Moxico, apenas 576 quilómetros, dos três mil e 477 quilómetros que compõem a malha rodoviária da região, encontram-se asfaltados, sendo que, dos nove municípios, apenas um (Camanongue) está ligado por estrada eslfatada.

Entretanto, nos últimos oito anos, foram asfaltados apenas 342,7 quilómetros, destacando-se parte da Estrada Nacional 180 (EN180), que liga o município de Camanongue com a capital da província (Luena), terminando à comuna do Luvuei, no município dos Bundas.

Ao longo da EN250, a asfaltagem abrangeu também o troço entre a vila do Lumbala Nguimbo e a comuna do Ninda, no município dos Bundas.

Foi, igualmente, asfaltada a estrada entre a vila do Luau até a localidade do Marco 25, faltando a conclusão de 176 quilómetros para ligar com a vila de Cazombo, sede do município do Alto Zambeze.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+