ARSEG considera positivo sector do seguro mineiro em Angola 

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 26 Outubro de 2022 | 17h37
Extracção de granito na Huíla (foto ilustracção)
Extracção de granito na Huíla (foto ilustracção)
Morais Silva

Luanda – O administrador executivo da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Jesus Teixeira, considerou positivo o sector do seguro mineiro no país, uma vez que as empresas têm consciência dos riscos inerentes às suas actividades.

As declarações foram feitas esta quarta-feira, em Luanda, durante o Iº Fórum de Seguro e Mineração, promovido pela Bumbar Mining, com objectivo de aproximar decisores e profissionais do sector segurador e mineiro, para compreender os produtos aplicados no ramo mineiro, no sentido de reflectir e identificar as tendências do mercado.   

Segundo o responsável, as empresas têm cumprido os seus encargos junto das seguradoras nacionais, tendo como opções os seguros de risco, acidentes de trabalho, risco de responsabilidade civil de automóvel, entre outros.

Jesus Teixeira fez ainda referência sobre o seguro ambiental, onde avançou que estão a ser desenvolvidos trabalhos no que concerne a sua regulamentação.

Neste contexto, sublinhou que ARSEG vai trabalhar de forma conjunta com as autoridades do sector mineiro, no sentido de fixar as coberturas no âmbito deste seguro e também os limites de responsabilidade.

“Pensamos que após a regulamentação todas as condições estão criadas para efectivação da contratação destes riscos”, considerou. 

Informação apresentada durante o fórum, aponta que o país se debate com pouca oferta de seguros ou produtos de gestão de riscos operacionais no sector mineiro, que tem cerca de 58 projectos diamantíferos e 46 não diamantíferos (como ouro, terras raras, manganês, ferro e fosfato), sem esses serviços.

O Iº Fórum de Seguros Mineração decorreu sob o lema “Olhar da Indústria seguradora sobre o sector mineiro - Experiências, desafios e oportunidades”, em que contou com a presença de várias seguradoras nacionais.





Notícias de Interesse

+