Lubango – A reunião Anual do Subcomité Jurídico dos Bancos Centrais dos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) arrancou hoje, terça-feira, no Lubango, província da Huíla, “à porta fechada”.
O evento, que reúne peritos de 12 países da SADC, é dirigido pela directora Nacional do Departamento Jurídico dos Bancos Centrais dos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tânia Alberto.
O Comité de Governadores dos Bancos Centrais da SADC, que tem como missão principal trabalhar para a harmonização de procedimentos e convergência de políticas, é um espaço privilegiado de consultas dos Governadores dos bancos centrais relativamente à estabilidade monetária na região.
No quadro do encontro, os bancos vão debater e trocar experiências desde a política monetária à supervisão bancária, passando pelos sistemas de pagamento e reformas do sector financeiro, informou em nota a organização.
O evento tem como principal objectivo promover a partilha de experiências em matérias de governação corporativa, sistemas de pagamentos e demais assuntos jurídicos de interesse comum, tendo em vista a harmonização da legislação dos sistemas financeiros na região subsariana.
A reunião é organizada de forma rotativa, na sequência das decisões definidas pelo Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCGB). JT/MS