Namacunde – Três mil e 510 litros de combustíveis (gasolina e gasóleo), foram apreendidos pela Polícia Nacional, este domingo, na zona fronteiriça de Santa Clara, município de Namacunde (Cunene), por suspeita de contrabando.
A informação foi prestada à ANGOP, pelo director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia no Cunene, superintendente-chefe Nicolau Tuvecalela, referindo que mil e 560 litros são de gasolina e mil e 950 de gasóleo, que seriam vendidos na Namíbia.
As quantidades apreendidas, acondicionadas em bidões de 25 e depósitos adaptados em viaturas de 150 a 450 litros, resulta de um trabalho de patrulhamento que ocorreu nas imediações do perímetro fronteiriço entre Angola e Namíbia.
Explicou que na mesma senda foram apreendidas três viaturas, uma motorizada, 35 caixas de cigarros, 19 atados de roupas usadas, por não pagamento dos pressupostos aduaneiros.
Fez saber que três cidadãos dos 27, 36 e 51 anos de idade, suspeitos do crime de falsificação de moedas, foram detidos em Ondjiva, em posse de um cofre metálico com três mil e 500 películas.
Nicolau Tuvecalela disse ainda que por uso e abuso de cartão de crédito e associação criminosa, foram detidos três cidadãos nacionais de 27, 30 e 31 anos de idade, sendo dois negociantes e um funcionário público.
Esclareceu que os supostos criminosos foram flagrados na posse de 59 cartões multicaixa do Banco de Fomento de Angola (BFA), emitidos supostamente para beneficiários do programa Kwenda.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, sendo 340 terrestres e 120 fluviais. PEM/LHE/OHA