Soyo – sessenta e seis mil e 750 litros de combustível foram, domingo, apreendidos no município do Soyo, província do Zaire, pela Polícia Nacional, por presumível contrabando para a RDC.
Trata-se de 49.250 mil litros de gasóleo e 17 mil e 500 litros de gasolina, que se destinavam para o país vizinho, onde seriam comercializados.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, o combustível foi apreendido num estaleiro de autocarros, no bairro Fina.
O produto, segundo a fonte, estava acondicionado num camião cisterna com a capacidade de 35 mil litros e em recipientes de 250 litros cada.
Explicou que, a apreensão resultou de uma denúncia pública, tendo, por isso, enaltecido a colaboração da população a quem encorajou a prosseguir neste sentido.
Assegurou a prontidão dos órgãos do MININT na região em continuar a combater de forma firme este fenómeno, lembrando que o contrabando de combustível acarreta prejuízos à economia nacional.
“Os preços de venda de gasolina e gasóleo, em Angola, são subvencionados pelo Governo, por isso, a sua venda fora do território nacional é prejudicial”, recordou. JFC/PMV/JL