Dundo - A Polícia Nacional na Lunda-Norte apreendeu 112 mil e 500 litros de combustível ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), por contrabando.
A apreensão do combustível resulta de uma micro-operação em curso na província, que visa o combate ao contrabando, imigração ilegal, exploração e tráfico ilegal de diamantes, de seres humanos e vocalização de bens públicos.
A ANGOP teve acesso, esta sexta-feira, à uma nota da Delegação do Interior na Lunda-Norte, que esclarece que o combustível, armazenado em bidões de 25 litros, estava a ser transportado em motorizadas de três rodas e viaturas particulares.
Dos 112 mil e 500 litros, 79. 336 são de gasóleo e 33.255 de gasolina.
Sem especificar o número de cidadãos envolvidos no crime, nota acrescenta que o combustível será arrolado no processo-crime contra os supostos contrabandistas.
Durante a operação, prossegue a nota, foram detidos 684 cidadãos estrangeiros da RDC, dos quais 78 crianças, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Após procedimentos administrativos, os cidadãos foram repatriados ao país de origem através dos postos fronteiriços do Chitato, Cambulo, Lóvua, Cuango e Caungula. JV/HD