Mbanza Kongo – Cinquenta e um mil litros de combustível, camuflados no interior de um camião contentorizado que faz a rota internacional Angola-RDC, foram apreendidos terça-feira, pela Polícia Fiscal Aduaneira, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Em declarações esta quarta-feira à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, explicou que o produto foi detectado em coordenação com os técnicos da Administração Geral Tributária (AGT), após uma vistoria física e documental em camiões em trânsito internacional de mercadorias para o país vizinho.
“Após a verificação foi identificado um camião que terá violado os selos e introduziu outros produtos no interior do contentor com o nº CMAU9266001”, explicou o porta-voz.
Acrescentou que feita a inspecção foram encontros no meio de outras mercadorias com destino à RDC, 204 recipientes de 250 litros cada carregados de gasolina.
Informou que o motorista e o proprietário do produto meteram-se em fuga no momento da fiscalização, frisando que os mesmos incorrem no crime de contrabando qualificado.
O produto foi entregue à 1ª Região Tributária no posto fronteiriço do Luvo para os trâmites legais.
Tem sido recorrente a apreensão, na fronteira do Luvo, de quantidades consideráveis de combustíveis camuflados no interior de camiões contentorizados em trânsito para a vizinha RDC. JL