Mbanza Kongo – A Polícia Fiscal Aduaneira destacada na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, apreendeu, no sábado, um camião carregado com 12 mil e 20 litros de combustível (gasóleo) que estava a ser transportado para a República Democrática do Congo (RDC).
A apreensão deste veículo pertencente a empresa Service-MIG Comércio Geral, Importação e Exportação, resulta de um trabalho de vistoria e fiscalização realizado pelos efectivos deste órgão policial naquele posto fronteiriço com a RDC.
Segundo uma nota da corporação, a viatura de marca Volvo, transportava mercadoria diversa para o país vizinho tendo sido introduzidas, no meio desta, quantidades consideráveis de recipientes de combustível para o contrabando.
“O gasóleo estava acondicionado em 69 bidões camuflados no interior da mercadoria, sendo 44 recipientes de 250 litros, oito de 35, nove de 60 e oito bidões de 25 litros cada”, indica o documento.
O motorista do camião meteu-se em fuga no acto de vistoria. O produto foi entregue ao Posto Aduaneiro do Luvo da 1ª Região Tributária para os procedimentos legais.
Recentemente, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, lançou “um grito de socorro” sobre o contrabando de combustível para a RDC, que a cada dia que passa ganha contornos alarmantes nesta parcela do território nacional. JL