Mbanza Kongo – Duas embarcações de fabrico artesanal foram apreendidas quarta-feira no município do Soyo, província do Zaire, por pesca ilegal na costa marítima angolana.
A apreensão das referidas embarcações, denominadas “Agência zola kuamesso e Nkembo2”, provenientes da vizinha RDC, resulta de um trabalho de patrulha levado a cabo pelos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira do posto naval Mbubu (ponta do padrão).
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Interior no Zaire, Sérgio Afonso, foram, na ocasião, detidos 18 cidadãos da RDC que se encontravam a bordo das referidas embarcações de pesca.
As mesmas foram entregues à Administração Geral Tributária (AGT), ao passo que os supostos pescadores foram encaminhados à Direcção local do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o devido tratamento.
Polícia frustra tentativa de violação da fronteira em Mbanza Kongo
Doze cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos quarta-feira no município de Mbanza Kongo, por tentativa de entrada ilegal no território nacional.
Esses imigrantes ilegais tinham como objectivo atingir a cidade de Mbanza Kongo para depois seguir para a capital do país, Luanda, informou o porta-voz da corporação, Sérgio Afonso.
Acrescentou que deste número, oito são homens e quatro mulheres que se encontram ainda sob custódia do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) no município sede.
Ainda na quarta-feira, a Polícia de Guarda Fronteira apreendeu no posto fronteiriço do Luvo, em Mbanza Kongo, 18 caixas de peixe congelado que tinha como destino à RDC.
O pescado de tipo sardinha estava a ser transportado de motociclos para este país vizinho por caminhos clandestinos.
A comuna fronteiriça do Luvo dista a 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.