Apreendidas 31 viaturas com depósitos adaptados de combustível

     Economia              
  • Cunene • Sábado, 16 Setembro de 2023 | 19h44
Viaturas apreendidas com depósitos adaptados no Cunene
Viaturas apreendidas com depósitos adaptados no Cunene
José Cachiva-ANGOP

Ondjiva - Trinta e uma viaturas com depósitos adaptados, utilizadas para o contrabando de combustível no território namibiano, foram apreendidas esta semana, nas bombas de abastecimento de Ondjiva e Santa Clara, pela Polícia Nacional.

Das viaturas apreendidas, durante a Operação Omayoli, que em português significa combustível, que decorreu de 12 à 15 deste mês, constam 26 com matrículas namibianas e seis nacionais, com depósitos adaptados para 300, 600 e mil litros.

Os envolvidos adquirem o litro de gasolina ao preço de 300 kwanzas e o gasóleo à 130, nas bombas de combustível da cidade de Ondjiva e Santa Clara, para comercializarem  no território namibiano, onde chegam a ganhar  três vezes mais, em relação à compra.

Em declarações à imprensa, este sábado, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior no Cunene, Piedade Pombal, disse que as viaturas mais utilizadas neste trabalho são as de marcas Toyota Hiace e Raider.

Explicou que nos últimos tempos, os implicados em contrabando de combustível alteram os depósitos das viaturas de modo a transportarem o maior volume do produto, passando por caminhos estranhos.

“O que despertou a Polícia foi as constantes enchentes de viaturas nos postos de abastecimento, que levavam 15 a 20 minutos para saírem, mesmo os meios de transportes pequenos que deviam levar apenas cinco minutos”, afirmou.

Piedade Pombal, disse que a corporação continuará reforçar os mecanismos de combate ao contrabando de combustível ao longo da fronteira comum Angola/Namíbia, face ao novo “modus operandi” dos contrabandistas.

Em Abril deste ano, a Polícia nacional no Cunene apreendeu, cinco viaturas, três com matrículas nacionais e duas da Namíbia, com depósitos adaptados, destinadas ao contrabando de combustível.

Dados da Polícia Nacional no Cunene indicam que no decurso deste ano, 20 mil e 810 litros de combustíveis contrabandeados foram apreendidos, na orla fronteiriça entre Angola e Namíbia.

A província do Cunene partilha 460 quilómetros com a República da Namíbia, sendo 340 terrestres e 120 fluviais. PEM/LHE/ART

 





Notícias de Interesse

Angola vence Andorra no Mundial de hóquei em patins  

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 09h37

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

Resenha internacional da semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+