Soyo – Uma embarcação semi-industrial proveniente da República Democrática do Congo (RDC) foi apreendida quarta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, por pesca ilegal, soube hoje a ANGOP.
Esta é a segunda vez em menos de dois meses que a referida embarcação é apreendida pelas autoridades locais, por pesca ilegal em águas territoriais.
O referido barco foi flagrado pelo efectivo do Comando da Região Naval Norte da Marinha de Guerra de Angola (MGA) no Soyo, a efectuar pesca de arrasto a 37 milhas náuticas da costa marítima angolana, junto à foz do rio Zaire.
De acordo com o porta-voz do Comando da Região Naval Norte da MGA, tenente de fragata Paulo Cassanga, a aludida embarcação já tinha sido apreendida a 4 de Maio deste ano e foi libertada a 24 de Julho, após o pagamento de uma multa avaliada em mais de 130 milhões de kwanzas.
Em declarações à imprensa, a fonte explicou que estavam a bordo do navio 10 cidadãos, sendo dois chineses (tripulantes) e oito congoleses democratas, tendo sido encontradas 300 caixas de pescado diverso.
A embarcação com bandeira da RDC pertence a uma empresa chinesa denominada “Bosa F2”, com sede na base naval de Mwanda Banana (RDC), de acordo com a fonte, que lamentou a captura de peixe miúdo em função da utilização de redes proibidas na pesca semi-industrial.
O município do Soyo partilha uma vasta fronteira fluvial (rio Zaire) com a República Democrática do Congo (RDC). PMV/JL